Sorocaba vai ter vacinação antirrábica?

A vacinação contra a raiva em Sorocaba, que tradicionalmente acontecia em agosto, pelo menos no ano passado ficou “agosto” de Deus mesmo! E isso não aconteceu só aqui. Em 2019 o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de cães e gatos devido à falta de vacinas para disponibilizar aos municípios. Sem o apoio do Governo, a cidade ficou com vacinas em estoque somente para as ações de rotina e de necessidade, como vacinação de cães e gatos que entraram em contato com morcegos e estariam em risco, por exemplo.

Entramos em novo ano e a pergunta é a mesma: Em 2020, teremos campanha de vacinação em agosto? A cidade recebeu as vacinas para imunizar a população de cães e gatos?

É importante lembrar que, além do cuidado com a saúde do animal, a vacinação é fundamental porque a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos e a doença é bastante agressiva, frequentemente sendo fatal.

Por isso, esse assunto é saúde pública! O requerimento já está protocolado e deve ser aprovado na sessão de amanhã. A partir de então a Prefeitura tem até 30 dias para dar uma devolutiva. Com o sim ou o não da campanha em 2020, vou trazer respostas! 

📌 Requerimento para mais informações: http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=216865#

Comentários

Comentários