Será que sai mais barato locar van pra transportar pacientes?

Entre os muitos problemas da saúde pública em Sorocaba, um deles é a necessidade do município ter que submeter pacientes debilitados a uma rotina exaustiva de viagens para que eles recebam fora tratamentos não oferecidos pela cidade. Apesar da demanda por este tipo de transporte ser constante, a Prefeitura optou pela locação de micro-ônibus para fazer o traslado destes pacientes, decisão que me fez questionar o governo para descobrir qual o motivo dessa alternativa ter sido escolhida ao invés da compra de veículos. Para locar os micro-ônibus por apenas seis meses, a Prefeitura vai desembolsar R$ 359.640,00. Cada um dos veículos locados custará por mês R$14.985,00.
Quero apenas que a Prefeitura me prove que alugar é melhor negócio que comprar. A necessidade por transporte de paciente vai continuar… E daí vamos alugar de novo? Vale lembrar que durante a discussão do orçamento municipal no ano passado, observamos situação na Guarda Municipal que evidencia que as locações de veículos podem representar um péssimo negócio para a administração pública. Averiguamos que um carro comprado para a Guarda Municipal custava à Prefeitura, durante uma vida útil média de cinco anos, menos que um veículo locado durante igual período, e isso mesmo levando em conta as manutenções que precisavam ser custeadas pelo município para os casos de frota própria.
O que percebo é que na administração pública algumas medidas que impactam financeiramente o município são feitas sem um estudo de viabilidade. Zelo, essa é a palavra de ordem quando se lida com dinheiro público.

Comentários

Comentários