• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Adolescentes no mercado de trabalho? A aprendizagem é o caminho certo!

Adolescentes no mercado de trabalho? A aprendizagem é o caminho certo!

Eu sou um defensor da aprendizagem porque eu acho que é com educação que teremos pessoas bem preparadas pro futuro, além de ser uma das grandes ferramentas para o combate ao trabalho infantil. Mas, e aí, vocês sabem o que significa esse modelo de contrato de aprendizagem O Ministério do Trabalho publicou sobre isso e achei interessante compartilhar.

📌 A aprendizagem é um programa de formação técnico-profissional.
📌 O contrato de aprendizagem é um acordo de trabalho especial, ajustado por escrito, com anotação na carteira de trabalho e prazo determinado de até dois anos.
📌 Durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
📌 O aprendiz tem direitos trabalhistas e previdenciários, e sua remuneração é baseada no salário mínimo e proporcional ao número de horas cumpridas.
📌 A jornada é de no máximo seis horas diárias para quem está no Ensino Fundamental e oito horas diárias para os que já o concluíram.
📌 E está na lei: todas as empresas de médio e grande portes devem ter em seu quadro de funcionários jovens entre 14 e 24 anos na modalidade de aprendiz.

Eu acredito que o emprego é a maior ferramenta social que existe. Pra isso, é preciso capacitação e a aprendizagem é o primeiro passo que pode unir educação e trabalho. E, você, o que acha da aprendizagem? Já sabia dessas informações?

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis