Capacitação para professores do ensino público

Durante a sessão ordinária de ontem (12/06) aprovamos um requerimento que cobra do Executivo informações a respeito das capacitações que têm sido oferecidas para os professores que atuam na rede municipal de ensino.
Fiz este documento com base em denúncias que chegaram até o meu gabinete no último mês, realizadas por funcionários que lecionam nas escolas de Sorocaba. Uma das professoras que procurou o meu mandato nos contou que os profissionais não recebem capacitações que visam melhorar o trabalho em sala de aula. Em outro caso a educadora nos contou que não teve nenhuma formação nesta gestão, mesmo sendo direito do profissional do magistério a formação continuada. A profissional contou ainda que os professores que trabalham com o projeto Escola em Tempo Integral não tiveram nenhuma formação específica sobre o projeto. Nas palavras da professora: “Não há capacitação e quando há, parece de faz de conta”.
No requerimento perguntei ainda sobre quais aprimoramentos profissionais foram oferecidos aos docentes municipais desde 2017 e se os docentes da rede municipal são motivados a buscar crescimento profissional e de que forma isso ocorre. Outras informações solicitadas tem como foco o piso salarial dos professores, o projeto Escola em Tempo Integral e ainda o pedido de esclarecimento sobre denúncias de que alunos de escolas municipais estariam “passando de ano” sem o devido crescimento intelectual.
Dados do Censo Escolar de 2016 apontam que metade dos professores de Matemática em sala de aula no país não possui formação adequada. Em Português, esse percentual chega a 40%. Isso é alarmante! O fortalecimento da educação está diretamente relacionado com uma sólida capacidade técnica da classe profissional, que precisa ser devidamente motivada e reconhecida. E isso precisar ser feito de forma sócio e economicamente aqui em nossa cidade.

Comentários

Comentários