Combate ao trabalho infantil e hospital de campanha de Sorocaba é assunto na Rádio Câmara

O combate ao trabalho infantil e indícios de possíveis irregularidades no contrato de gestão do hospital de campanha do São Guilherme foram temas da entrevista que o vereador Péricles Régis (MDB) concedeu ao Jornal da Câmara, da Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 22, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba. O vereador ingressou com representação no Ministério Público questionando o contrato celebrado pela Prefeitura de Sorocaba com a Abrades (Associação Brasileira de Educação e Saúde), para gerir o referido hospital de campanha, no valor de mais de R$ 25 milhões para um período de seis meses.

No documento de mais de 60 páginas que encaminhou ao Ministério Público, Péricles Régis questiona diversos aspectos do contrato, como a falta de transparência nos documentos e o prazo exíguo para o chamamento das empresas, que foi de apenas um dia. O vereador conta que sua representação no Ministério Público é resultado da fiscalização de rotina de seu gabinete, por meio de quatro requerimentos aprovados na Câmara e encaminhados ao Executivo. Segundo ele, a Prefeitura não tem dado a devida publicidade aos documentos desse contrato no Portal da Transparência e, dependendo do encaminhamento de sua representação no Ministério Público, irá propor a abertura de uma possível CPI, caso necessário. Ouça a entrevista completa aqui:

Trabalho infantil. Péricles Régis também discorreu sobre o combate ao trabalho infantil, uma das bandeiras de sua atuação legislativa. Para o vereador, é preciso superar os mitos de que o trabalho infantil faz bem para forjar o caráter da criança, enfatizando que a criança não tem maturidade para trabalhar e, quando exerce um trabalho infantil, acaba se afastando da escola e sofrendo graves prejuízos em sua formação. O vereador lembra que adolescentes a partir dos 14 anos podem ingressar em programas de aprendizagem, que conciliam trabalho e escola, de forma supervisionada, e são ferramentas de combate ao trabalho infantil. Péricles Régis, citando dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), afirma que, com a pandemia, o trabalho infantil aumentou no mundo, por isso, no seu entender, a importância ainda maior de intensificar as campanhas de combate a esse tipo de trabalho, que é ilegal.

O vereador Péricles Régis foi o idealizador da Semana de Combate ao Trabalho Infantil, que a TV Câmara desenvolveu, com rodadas de entrevista e debates com especialistas no tema.

Comentários

Comentários