Mundialmente hoje é um dia muito importante

12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Parece distante, mas essa realidade ainda é muito presente. Cerca de 2,5 milhões de brasileiros entre 5 e 7 anos estão nesta condição. Para ter ideia, de acordo com do Ministério da Saúde, 236 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos morreram de 2007 a 2017, vítimas de acidentes do trabalho fatais. Em Sorocaba mesmo, de acordo com dados da Sias, em 2019 foram constatadas 95 crianças trabalhando em semáforos da cidade.

É muito triste. Ignorar o problema, porém, não é a solução. Seguimos trabalhando para mudar o famoso “melhor trabalhando, do que roubando”. Primeiro que o crime não pode ser opção, nós temos que ter estrutura para acolher essas crianças. E os jovens podem trabalhar sim, mas com ferramentas de educação, sendo aprendizes por exemplo, orientados por profissionais, estudando e se capacitando.

Quando o trabalho infantil não mata uma vida, ele mata um futuro e aprisiona adolescentes no ciclo da pobreza.

Eu sigo trabalhando por políticas públicas (falamos muito sobre o assunto em nossa Audiência Pública de Combate ao Trabalho Infantil). Mas, qualquer pessoa pode denunciar ao se deparar com uma situação dessas por meio do telefone (15) 3229-0774 ou então pelo 100