Nova Lei que vai fortalecer o sistema de educação para crianças autistas em Sorocaba

Mais um PROJETO DE LEI que nasceu da iniciativa popular, vou contar rapidamente a história pra vocês: Fui procurado por uma mãe que tem um filho com ESPECTRO AUTISTA, ela nos buscou para falar a respeito de uma possível transferência escolar que o filho dela teria que fazer, pois a família havia mudado de bairro, e consequentemente o filho dela teria que ser redirecionado para a escola mais perto da sua nova residência. Segundo a mãe, ela não queria mudar o filho de escola, pois ele já estava habituado com todos os amigos, professores e ambiente escolar. Esse é um detalhe importante, pois quando nos referimos à criança com autismo, é o fato de que suas características específicas exigem maior empenho por parte dos profissionais em conhecê-las, bem como uma adaptação das instituições educacionais à realidade dessas crianças.

Pensando na luta e na situação não só dessa mãe, mas de todas as outras que possuem filhos na mesma situação, propus em fevereiro de 2021 um novo PROJETO DE LEI que pode mudar essa realidade!

O que essa LEI vai fazer?

O responsável pela criança com espectro autista poderá ter autonomia na decisão em caso de transferência escolar, ou seja, ela vai impedir que alunos autistas sejam remanejados (transferidos) da escola que estão estudando para outra sem a concordância de seus responsáveis legais, pessoas que conhecem bem suas necessidades, sendo portanto prudente e necessário atribuir-lhes o direito de se manifestarem acerca dessa mudança.

O Projeto de LEI já passou em primeira e segunda votação e agora aguarda a sanção do atua Prefeito! Sigo informando você sobre cada etapa dessa nova conquista.

PROJETO DE LEI NA INTEGRA:
http://www.camarasorocaba.sp.gov.br/materia.html?id=224888

Comentários

Comentários