Os problemas por trás do telefone 156

Quem já tentou ligar no 156 da Prefeitura e não foi atendido? Chama, chama e ninguém atende‼️ Divulgam que lá é o canal direito para resolver os problemas, mas muita gente não consegue nem falar com alguém sobre o que está acontecendo no seu bairro. Certo?

Eu fui até a sede da Ouvidoria da Prefeitura para ver de perto qual o problema do 156 e o resumo é: falta gente! Para ter ideia são apenas 2 pessoas por turno para receber as ligações, sendo que se tem espaço para 8 atendentes. Entre janeiro e agosto de 2019 o telefone 156 da Ouvidoria da Prefeitura recebeu 25.630 ligações com denúncias, problemas e dúvidas. E só 2 pessoas para atender. Por mais que os servidores queiram, é humanamente impossível atender todas as ligações. Mas, tem como melhorar, porque a população também não pode ficar sem respostas.

Por turno, um funcionário fica dedicado a atender o PABX da Prefeitura, só para direcionar as ligações para os setores e secretarias, por exemplo. O número de ligações é ainda mais alto do que as direto no 156. Mas, esse atendimento pode ser feito de maneira eletrônica, certo? Disque 1 para isso, Disque 2 para aquilo…
Aí teríamos ao menos mais um funcionário focado nos problemas da população. 
Ah, o sistema hoje nem sequer emite uma mensagem justificando o não atendimento que vai até 17h (horário da Prefeitura). Tenho certeza que muita gente sai do trabalho, quer resolver os problemas e o telefone só chama. Está aí a explicação. Não seria possível inserir uma mensagem com os horários de funcionamento? Assim ninguém precisa ficar ouvindo os toques esperando ser atendido, sem saber que o serviço já encerrou o expediente.

Outro problema é o não cumprimento do prazo de resposta às solicitações. As reclamações e pedidos da população são encaminhados para as secretarias e hoje há um prazo de 20 dias, com prorrogação de mais 10, para que uma resposta seja inserida pelos chefes de divisão de cada área. Essa seria a resposta dada ao munícipe caso ele retorne a ligação após algum tempo, porém na prática muitas reclamações estouram o prazo sem que os chefes de divisão enviem as respostas. 

Diante de tudo isso, já estou encaminhando sugestões de melhorias.
➡️ Vou me reunir com representantes do governo para sugerir mudanças no sistema, a começar com a descentralização do PABX.
➡️ Outra saída é aperfeiçoar o atendimento eletrônico, garantindo que os munícipes possam ser mais autônomos discando os ramais das secretarias após ouvirem uma mensagem eletrônica.
➡️ Além disso encaminhei um requerimento perguntando sobre a ampliação do serviço e planos de abertura de vagas para telefonistas, já que hoje não há nenhum concurso em andamento para o cargo.
➡️ Por fim vamos estudar formas que garantam mais efetividade dos chefes de divisão para o envio de respostas.

E aí, sabia de tudo isso? Explica muito do porquê o 156 não funciona? Deixa nos comentários e vamos debater! 

#PériclesRégisVereador #MandatoInovador

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