• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Péricles questiona falta de médicos em várias UBSs da cidade

Péricles questiona falta de médicos em várias UBSs da cidade

PERICLES_REGIS

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou na sessão desta quinta-feira (05/10) o requerimento 2581/2017 de autoria do vereador Péricles Régis (PMDB) que questiona o contingente de clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e dentistas atuando em UBS do município. “Eu fiquei espantado com a quantidade de reclamações que recebo de munícipes sobre a falta destes profissionais nas unidades dos mais diferentes bairros da cidade”, explica o vereador.

Vários relatos dos moradores que procuraram o vereador constam no teor do requerimento que deverá ser respondido pelo Poder Executivo em até 15 dias, com prazo prorrogável por mais uma quinzena. Os casos foram constatados por cidadãos que utilizam as UBSs de Brigadeiro Tobias, Wanel Ville, Márcia Mendes, Parque São Bento, Jardim São Guilherme, Paineiras, Vila Angélica, Jardim Rodrigo, Maria do Carmo, Júlio de Mesquita, Ana Paula Eleutério, Vitória Régia, etc.

Os moradores contam detalhes dos problemas. “Aqui na UBS do Jardim São Guilherme tinha duas médicas pediatras, agora só tem uma! Tenho um bebê de 9 meses, até o quarto mês de vida, ele passava uma vez por mês na pediatra, agora passa a cada 2 ou 3 meses”, diz uma das munícipes. “Aqui no posto da Márcia Mendes também está um caos; fui na consulta levar minha filha, que já estava marcado há dois meses, e quando cheguei recebi a notícia que a pediatra estava de férias , e não tinha outro pra atender, só ano que vem”, revela outra moradora. Mais um depoimento: “No posto de Saúde do Júlio de Mesquita falta médicos. Eu fui marcar consulta, o moço da recepção me disse que não tem médicos, por isso as consultas estão sendo marcadas para o ano que vem”.

O requerimento questiona qual a quantidade ideal de clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, dentistas e outros profissionais de saúde nas unidades, e se existem chamamentos para serem feitos com o objetivo de sanar as vagas desocupadas atualmente. O documento também busca informações sobre os períodos ideais entre consultas de rotina de cada especialidade, se existe programação de processo seletivo para contratação de mais profissionais, além de informações sobre salários e gratificações oferecidos pela Prefeitura aos profissionais.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis