• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Péricles Régis questiona Executivo sobre demora para realização de exames na Policlínica

Péricles Régis questiona Executivo sobre demora para realização de exames na Policlínica

Vereador constatou problemas em visita à unidade dedicada ao atendimento de especialidades

O vereador foi recebido pelo coordenador da Policlínica, Rodolfo Machado

O vereador foi recebido pelo coordenador da Policlínica, Rodolfo Machado

O sorocabano que passa por problemas de saúde tem encontrado outra dificuldade durante o tratamento: a demora para conseguir realizar os exames de especialidades. O assunto é abordado por requerimento protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Péricles Régis (PMDB), que visitou a Policlínica Municipal “Dr. Edward Maluf”, no bairro de Santa Rosália, na semana passada.

Em contato com os médicos da unidade dedicada ao atendimento de especialidades no município, o vereador obteve a denúncia de que pelo menos 10 mil pacientes aguardam por exames de diagnóstico por imagem, como Raio-X, Ultrassonografia e Ressonância Magnética, que estão demorando meses, às vezes anos, para serem realizados. Os especialistas explicaram que essa demora em alguns desses casos pode atrasar o diagnóstico, consequentemente o início do tratamento, e acarretar em agravamento do quadro do paciente. “Uma situação que não se pode aceitar, já que a pessoa busca o atendimento para encontrar a cura da enfermidade, e não para piorar”, diz o vereador.

De acordo com os médicos, quando uma pessoa tem o problema agravado por deixar de começar o tratamento no período adequado, além do sofrimento do paciente e familiares, o próprio poder público acaba tendo que investir ainda mais recursos em um caso que poderia ter sido resolvido antes. “Ouvi dos profissionais de saúde que muitos procedimentos e até mesmo internações poderiam ser evitados. No entanto, com a atual fila para exames, os tratamentos se tornam cada vez mais onerosos ao sistema público de saúde”, explica Péricles.

Diariamente os gabinetes dos vereadores são procurados por munícipes – muitos em situação de desespero – em busca de uma solução para a demora. A Defensoria Pública também tem sido acionada por conta da lentidão dos agendamentos.

No requerimento, Péricles questiona qual o prazo de espera e a quantidade de pacientes à espera para cada tipo de exame laboratorial e de imagem. Ele também quer saber quais as medidas que estão sendo estudadas pelo Executivo para abreviar esse tempo de espera, e se a demora está ligada à questão da falta de profissionais que realizam estes procedimentos ou à falta dos equipamentos necessários.

O vereador também requer informações sobre o custo de realização de cada tipo de exame diagnóstico e o prazo estimado para que a Secretaria Municipal de Saúde consiga promover as melhorias necessárias para reduzir os prazos de espera por exames. “Saúde sempre é apontada pela população como o principal problema a ser resolvido. É preciso priorizar para zerar a fila de pacientes aguardando o diagnóstico”, finaliza o vereador.

Pericles_Policlinica1

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis