• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Por quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?

Por quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?

A verdade é que não está claro exatamente quanto tempo o novo coronavírus sobrevive fora do corpo humano! As pesquisas seguem em andamento, mas a situação do coronavírus ainda é recente, depende de diversos aspectos, como temperatura do local, por exemplo.

Alguns estudos descobriram que eles podem sobreviver em superfícies de metal, vidro e plástico por até nove dias (se o local não for desinfetado, claro). Esse período pode chegar a 28 dias em baixas temperaturas, pra ter ideia como varia de caso a caso. Entre as informações publicadas pela FioCruz,vinculada ao Ministério da Saúde, está um estudo internacional que diz que o novo coronavírus pode sobreviver no aço inoxidável e no plástico por 72 horas (3 dias); no papelão por 24 horas (1 dia); e no cobre, por 4 horas.

Mas, novamente, são dados ainda em estudo. Por isso, a Organização Mundial de Saúde e outras autoridades da área reforçam que lavar as mãos e limpar e desinfetar superfícies frequentemente é essencial para impedir a propagação.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis