• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Radioterapia, enfim!

Radioterapia, enfim!

Em julho do ano passado em mostrei aqui na minha página o drama de pacientes com câncer que, mesmo debilitados, tinham que viajar para Guarulhos para receber tratamento de radioterapia por lá. Um dos meus assessores acompanhou e filmou esse drama. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PldJYyxvCR4

Desde 2016 o serviço de radio estava desativado na Santa Casa de Sorocaba, obrigando os pacientes a fazer essa penosa rotina de subir numa van que os levava para outra cidade. Entre a saída e o retorno de Sorocaba, estes pacientes passavam em média 12 horas fora de suas casas durante um tratamento que dura cerca de um mês com aplicações diárias.
Mas esse martírio terá fim. Na próxima quarta-feira, dia 25 de julho, enfim a radioterapia será reativada em Sorocaba. Por mês serão atendidos até 120 pacientes. A Santa Casa já foi reabilitada e passará a receber verbas do Ministério da Saúde para garantir o tratamento.
Além disso o acelerador nuclear, um equipamento bem mais moderno que vai ampliar a oferta de radioterapia, chegará ainda este ano.
Com a reativação do tratamento, um dos muitos problemas da saúde pública em Sorocaba está resolvido. Mas ainda são muitas questões a serem sanadas para que o cidadão que depende do sistema público de saúde possa realmente sentir-se acolhido e tenha o mínimo de dignidade que merece. Uma batalha está ganha, mas a guerra por uma saúde de qualidade, está longe de um fim.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis