• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

Vereadores apreciam projeto que cria Dia de Conscientização do Mutismo Seletivo

Vereadores apreciam projeto que cria Dia de Conscientização do Mutismo Seletivo

Você sabe o que é mutismo seletivo? É por conta da falta de informação de muitas pessoas que o vereador Péricles Régis (PMDB) apresentou o Projeto de Lei 194/2017 que determina no município de Sorocaba o dia 31 de outubro como data de Conscientização do Mutismo Seletivo, um transtorno de ansiedade no qual a criança apresenta incapacidade de falar e se comunicar em alguns ambientes sociais. A proposta entra em discussão na sessão ordinária desta terça-feira (28/08) da Câmara Municipal de Sorocaba.

“Antes, pensava-se que o mutismo seletivo era bastante raro. Porém, números mais recentes divulgados por entidades especializadas mostram que a frequência está crescendo. É importante que haja conscientização cada vez maior, para que a sociedade trabalhe na inclusão das crianças”, explica o vereador. De acordo com pesquisas realizadas pela American Academy of Child and Adolescent Phychiatry, a proporção de incidência é de sete para cada 1000 crianças, tornando o mutismo duas vezes mais prevalente do que o autismo. No Brasil, porém, os estudos a respeito ainda são escassos, assim como profissionais especializados no diagnóstico precoce e tratamento. Em nível estadual, a deputada Maria Lucia Amary (PSDB) é autora da proposta que instituiu a data no calendário oficial de São Paulo.

Crianças com mutismo seletivo podem ser falantes dentro de casa, porém incapazes de estabelecer diálogo na escola ou em outros locais. Os especialistas descrevem o quadro como de intensa ansiedade, elas parecem teimosas, pois ficam “paralisadas” dependendo do contexto em que se encontram, e muitos pais não conseguem ter noção da patologia. O transtorno é mais frequente no sexo feminino, com início antes dos 5 anos, e pode continuar até a vida adulta.

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis