NOTÍCIAS

O QUE ESTÁ ACONTECENDO

VAMOS FALAR SOBRE IDEIAS?

CONECTE-SE COM O MANDATO

SOBRE MIM

PÉRICLES
RÉGIS

Oi, eu sou o Péricles Régis! Nasci na manhã 24 de setembro de 1985 em uma cidade do interior de Minas, em Lavras. Mas, ainda moleque, com 10 anos, vim para Sorocaba-SP onde estava a família do meu pai. Foi esse lugar que me adotou e que me sinto em casa (ah, oficialmente cidadão sorocabano também!). Foi nessa cidade que cresci, estudei, comecei a trabalhar, tive meus filhos (hoje, os pré-adolescentes Caio e Pietra) e vivo até hoje. Foi aqui também que as minhas insatisfações começaram; sabe aquela sensação que ‘dá pra fazer mais’?! Pois é. Um dia essa inquietação se encontrou com um e-mail em minha caixa de entrada, de um Professor do Senai da cidade (grande Hudson Pissini) que eu nem conhecia. Ele disparava vagas por e-mail, no modelo ‘fazer o bem sem olhar a quem’. Eu vi nisso uma transformação social que eu podia ajudar. Juntei uns poucos amigos na rede social que eu tinha (o ano era 2012, internet era coisa de doido e Facebook era por convite) e pensei em ampliar esse projeto: unir vagas de emprego com quem está precisando dele.

PERICLES

O resultado disso ainda está acontecendo. Hoje, o chamado Parceria Social de Empregos (meu projeto social) tem mais 300 mil integrantes, com mais de 80 mil vagas postadas e milhares de empregados. Depois dos meus filhos, o meu grande orgulho! E, no meio desse caminho, surgiu a política. Essas pessoas pediram para que eu saísse vereador da cidade. Será? Vale a pena? Mas, não é verdade que não dá pra mudar nada? Tudo isso passou na minha cabeça (e talvez na sua); até que essas perguntas se transformaram em motivação para a mudança e as urnas computaram 9.139 votos em 2016, me transformando no vereador estreante na política mais votado da história da Câmara de Sorocaba.

Do trabalho árduo durante 4 anos muitas conquistas e também frustrações; aprendizados, ajustes e dedicação que renderam mais 4 anos com a reeleição somando 5.489 votos novamente em uma campanha custo zero, sem nenhum investimento financeiro, abrindo mão inclusive do fundo eleitoral. Pra mim, política não faz sentido se não for exclusivamente um desejo da população. Concorda?! Assim, sigo trabalhando pela empregabilidade, qualificação profissional, empreendedorismo e em ações do poder público que possam, na prática, transformar vidas. E, quem sabe, unir inquietações como a que me moveu e move para fazer novas modificações sociais. Está convidado para um café para falarmos mais sobre isso!

NOVO

PLACAR DO MANDATO

0
REQUERIMENTOS
0
INDICAÇÕES
0
LEIS

PILARES DO MANDATO

Uso para absolutamente tudo, especialmente sobre a prestação de contas do meu trabalho. Desde que entrei no poder público faço questão de reportar cada passo, resumo de cada sessão, os requerimentos que apresento, reuniões que participo, decisões de voto, enfim. Nas minhas redes sociais tem um verdadeiro dia a dia do mandato, vale conferir.

Isso é manter o posicionamento retilíneo. Não defender A e fazer B ou ora atacar x, ora defender x. Pelo incrível que pareça é muito comum na política uma postura de oportunismo, agir de acordo com a situação. Isso não faço! O que acredito, eu defendo. Pode puxar projetos, votações e falas que você mesmo pode comprovar.

Esse ponto vale atenção redobrada. Muitos usam do “eu tentei”, criam leis, ações que nem podem partir do Legislativo. É bonito falar sobre, subir e bater no plenário mesmo sabendo que não vai virar realidade. Sou absolutamente contrário a qualquer tipo de lei para inglês ver. O legislativo tem que ter efetividade e não palanque.

Comprovada em números! Faço o balanço mensal e anual. Busco sempre esgotar as proposituras, como requerimentos, no limite máximo por sessão. E não é fazer por fazer, é porque tem o que ser feito. Sempre reforço: entre no site da Câmara Municipal, avalie o teor das minhas proposituras, como e com qual objetivo são feitas e tire suas conclusões.

De ideias e ações. Mais que colegas de trabalho, mais que um partido, eu tenho uma consciência e atuo em cima do que acredito como certo. Pode puxar meu histórico e ver que quem senta na minha cadeira são minhas ideias, não conchavos.

EIXOS DO MANDATO

Essa é a maior ferramenta social que existe. Acho emprego tão fundamental que fiz lá em 2012 um projeto social de divulgação de vagas que segue até hoje! Em cargo público sigo debatendo o assunto, requerendo informações sobre planejamento, cobrando iniciativas do poder Executivo, sugerindo e fiscalizando a adesão de programa estaduais e federais. Além disso criei a lei 11.730 que, fazendo uma cobrança efetiva das legislações sobre aprendizagem e PCDs, gerou vagas de emprego em Sorocaba e Região.

O mercado de trabalho é “vivo”, tem altas e baixas de profissões, depende das empresas que estão chegando na cidade. Por isso, pra mim a qualificação tem que ter investimento, cursos grátis pra população, sempre alinhado com a maior demanda de mão de obra. Uma das iniciativas do mandato nesse sentido foi o envio de emendas impositivas para fortalecer esses cursos, além de apoio constante e acompanhamento direto da Secretaria de Trabalho.

No sentido da empregabilidade, mas também visando o apoio aos empreendedores. Trabalho muito na informação aos pequenos negócios, benefícios e orientações que podem ajudar a continuarem tocando seus empreendimentos. Assim como fizemos descentralizando os serviços do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), para tornar os trabalhos mais acessíveis a todos, o nosso trabalho agora é fazer com o Espaço Empreendedor também esteja em todas as regiões da cidade, estimulando e apoiando os pequenos negócios.

O tempo todo, em todos os lugares. Carrego como uma missão e sem nenhuma preguiça para debater sobre política, tento mostrar que não tem nada de chato. Promovi e vou continuar com ações para aproximar as pessoas e fazer tomarem seu lugar na cidade, afinal, ela é nossa. Somado a isso sou integrante de movimentos que pensam da mesma forma, como o Politize em que atuo como embaixador e dou aulas pela Embaixada Sorocaba. Essa é a maior organização de educação política apartidária. Também sou Líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Ambos projetos que buscam mentalidades oxigenadas no Poder Público e que enfocam a importância do entendimento e participação popular para uma nova política.

"O EMPREGO É MAIOR FERRAMENTA SOCIAL QUE EXISTE"

CONHEÇA O MEU PROJETO SOCIAL DE VAGAS DE EMPREGO

Gabinete Vereador Péricles Régis

Av. Eng Carlos Reinaldo Mendes, 2945 - Gabinete 9 | (15) 9 9141-6999

Péricles Régis © 2021 - Todos os direitos reservados

Open chat
Estamos on-line!