Câmara de Sorocaba fará plantio de mudas para compensar emissões de carbono

Foi aprovado o projeto de resolução 40/2021, de autoria do Vereador Péricles Régis, que propõe a compensação das emissões de carbono na Câmara Municipal de Sorocaba. Batizado como Carbono Zero, o programa tem o objetivo de compensar o volume de dióxido de carbono (CO2) gerado pela queima de gasolina e diesel consumidos pelos veículos públicos e privados usados pelos Vereadores, servidores, prestadores de serviços e voluntários da Câmara Municipal de Sorocaba, em seus trajetos de ida e volta, bem como o gerador de energia elétrica.

O vereador proponente do projeto, Péricles Régis (PODEMOS), afirma que os efeitos dos desequilíbrios ambientais são sentidos a cada dia com mais frequência e que é dever do representante público pensar em ações que ajudem a reduzir a emissão de poluentes.

A resolução visa quantificar as emissões de CO2 pelo poluidor, que poderá compensar o meio ambiente com o plantio de mudas e práticas ambientais sustentáveis, já que as árvores são capazes de armazenar o carbono removido naturalmente da atmosfera através da fotossíntese.

As fórmulas apresentadas tiveram como base as informações do trabalho “Como compensar suas emissões no transporte do dia a dia”, elaborado por Warwick Manfrinato, Edson Vidal e Pedro Brancalion, pesquisadores do LASTROP – Laboratório de Silvicultura Tropical da ESALQ/USP.

Os cálculos representam as emissões da utilização dos veículos, as emissões durante sua mobilidade, além do gerador de energia elétrica. No cálculo elaborado pelos professores foi utilizado o fator 1,25 para que o resultado obtido possua uma margem de acréscimo de 25% em razão de mudas que eventualmente possam não vingar.

O plantio das mudas de árvores será feito em áreas indicadas pelo Poder Executivo, até o dia 21 de setembro de cada ano (Dia da Árvore), em quantidade suficiente para neutralizar o volume de CO2.

Além da compensação através do plantio de árvores, o projeto recomenda que o Legislativo elabore um plano de ação propondo metas de redução de emissão de gases.

A aprovação do projeto repercutiu no Jornal Cruzeiro do Sul:

Comentários

Comentários