• 15 99141.6999 • 15 3238.1151
  • imprensa@periclesregis.com.br

O que são os testes rápidos da covid-19?

O que são os testes rápidos da covid-19?

Vocês devem ter visto por aí sobre Sorocaba começar a utilizar testes rápidos de coronavírus nesta segunda-feira. Mas, já sabe o que são eles?

Bem, muito se fala da importância de testagem para assim ter números precisos sobre os infectados, para adotar os protocolos de segurança mais adequados ao combate de coronavírus. A própria Organização Mundial da Saúde recomenda testar maciçamente. Porém, nesse momento, até isso tem seus desafios…

Tem dois tipos de testes mais difundidos, mas já devem imaginar que a corrida atrás deles é mundial. Um é chamado RT-PCR, realizado a partir de uma amostra de secreções da mucosa do fundo do nariz ou da garganta. Considerado o teste padrão para a Covid-19 no país e no mundo, o ensaio molecular dificilmente apresenta falsos negativos. Mas, em contrapartida, depende de aparelhos específicos, materiais importados e tempo de análise. 

Justamente pela fila de espera dos exames e outras dificuldades que aparecem os testes rápidos. Simples de serem realizados, podem custar até um quarto do preço dos ensaios moleculares e não dependem de aparelhos sofisticados. Eles podem indicar se o indivíduo está infectado ou recuperado. Mas, as pessoas só podem ser testadas a partir do sétimo dia de sintoma da síndrome gripal!

Os que chegaram recentemente na cidade vieram de doação privada, Shopping Iguatemi. Os itens serão utilizados de forma estratégica na rede de urgência e emergência da Secretaria da Saúde, apenas para pacientes com os sintomas. Mais testes rápidos devem chegar, dessa vez pelo Ministério da Saúde.

Prós e contras de cada lado, sendo essa mais uma das batalhas contra o coronavírus. Sigo esclarecendo vocês e acreditando que informação também é forma de combate!

Comentários

Comentários

Assessoria Péricles Régis