Primeira audiência pública dedicada aos celíacos acontece em Sorocaba

Por definição da Organização Mundial de Gastroenterologia, a doença celíaca é uma enfermidade multiorgânica autoimune crônica que afeta o intestino delgado de crianças e adultos geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, alguns doces, entre outros alimentos. Se não tratada – ou seja, se não for eliminado o consumo do glúten – a pessoa pode sofrer de fortes dores, lesões intestinais e até falecer.

Quem colocou à luz esse problema e levou a temática até o vereador Péricles Régis foi a jovem Luíza Alves, que vem batalhando pelo assunto e pela necessidade de atenção à enfermidade. Depois disso, o vereador foi sendo cada vez mais acionado por diversos munícipes que sofrem dessa doença e afirmam que falta um suporte maior por parte do poder público em diversas áreas. Pensando nisso, o parlamentar propôs um projeto de lei em tramitação que quer dar mais qualidade de vida a essas pessoas. Esse PL se baseia no direito fundamental à saúde e tem por objetivo efetivar políticas públicas para garantir um amparo físico, psíquico, emocional e social a essas pessoas. Clique aqui para ler mais sobre essa propositura.

Como parte de ações à proteção integral às pessoas com doença celíaca, o vereador realizou um audiência pública inédita dedicada ao tema. Assista abaixo os debates e propostas realizadas nesse evento:

Comentários

Comentários