4 profissões que serão criadas pela inteligência artifical

A Inteligência artificial traz consigo muitas dúvidas, e de fato geram algumas preocupações. Precisamos entender que novas tecnologias também trazem novas oportunidades.
Confira 4 novas profissões que serão criadas pela inteligência artificial.

Designers e redatores estão na mira da IA, mas podem se reinventar nesse momento. São profissionais que podem se especializar e usar a ferramenta ao seu favor para ganhar escala e produtividade.

A nova economia exigirá profissionais acostumados a lidar com grandes conjuntos de dados, além de engenheiros de IA, cientistas de dados e profissionais que garantirão o uso responsável e ético da IA, que vão garantir que a aprendizagem da máquina não saia do controle.

A discussão sobre regulação, segurança e governança vai ter que acompanhar o desenvolvimento, por isso um profissional de ética em IA pode ser o responsável por fazer essa análise e garantir que as máquinas não se sobreponham às questões humanitárias. Advogados vão passar a se especializar em questões jurídicas relacionadas à IA.

Engenheiros de machine learning

Para que os computadores consigam operar com base em dados e algoritmos, os engenheiros de machine learning (aprendizado de máquina), serão cruciais.

Responsáveis pela programação, esses profissionais criam e treinam os modelos computacionais para execução de tarefas específicas.

Designers de prompts para IA

Os designers de prompts para IA são especializados na interação entre humanos e tecnologia. Os prompts são perguntas, instruções e demandas comuns, presentes na comunicação entre o usuário e sistemas como o ChatGPT, por exemplo.

O objetivo dessa função é identificar as #principais necessidades dos usuários ao interagir com uma inteligência artificial e criar a melhor conversa possível entre máquinas e seres humanos.

Especialista em ética da IA

A discussão sobre regulação, segurança e governança precisa acompanhar o desenvolvimento. Por trás de toda tecnologia, existe uma programação realizada por humanos, com ideais e julgamentos particulares.

O profissional de ética em IA será responsável por fazer essa análise, bem como se certificar de que os processos lógicos e programados das máquinas não se sobreponham às questões humanitárias.

Curadoria de informações para IA

A curadoria para desenvolvimento da IA também está entre as funções importantes nesse mercado que se abre.

É a pessoa que vai pesquisar, analisar e selecionar as informações que a IA terá acesso, inclusive tem implicações sobre discussões sobre ética, inclusão e diversidade nos resultados das buscas.

Fonte: Forbes

Comentários

Comentários